Páginas

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Cícero e a Política: Antes e Depois de Cristo


O texto abaixo foi  escrito pelo filósofo, advogado e político romano Marco Túlio Cícero (106 a.C. à  46 a.C.). Essa obra-prima é uma atualidade de mais de dois mil anos. Ênfase para o último parágrafo. É o mais atual de todos.
"Para ganhar o favor popular, o candidato deve conhecer os eleitores por seu nome, elogiá-los e bajulá-los, ser generoso, fazer propaganda e levantar-lhes a esperança de um emprego no governo [...]. A generosidade é um tema amplo. Talvez, sua renda privada não possa atingir todo o eleitorado, mas seus amigos podem ajudá-lo a agradar a plebe. Ofereça banquetes e providencie que seus amigos façam o mesmo, procurando atingir os eleitores ao acaso e o eleitorado específico de cada tribo [...].
Quanto à sua imagem, espalhe que você fala bem, que os coletores de impostos e a classe média gostam de você, que os nobres o estimam, que os jovens se amomtoam à sua volta, assim como os clientes que você já defendeu, e que veio gente do campo e de cidades do interior, até Roma, explicitamente para apoiar a sua campanha. Faça com que os eleitores falem e pensem que você os conhece bem [...] que você é generoso e aberto, que, mesmo antes do amanhecer, sua casa está cheia de amigos [...] que você fez promessas para todo mundo e que as cumpriu, realmente, para maior parte das pessoas.
Sua campanha, na medida do possível, deve levantar contra seus adversários suspeitas negativas, apropriadas às suas personalidades, envolvendo crimes, vícios e corrupção [...]."
FUNARI, Pedro Paulo Abreu. Roma: vida pública e privada. São Paulo: Atual, 1993. p.26. (História Geral em Documentos).



2 comentários:

Carlos Henrique disse...

E agora eles vão tentar empurrar o playboy "Aecinho do Pó" para ser candidato a presidente. Todo mundo sabe quem ele é, menos a nossa imprensa.

Lena disse...

Vou divulgar para o maior número de pesoas que eu conseguir. Vale mostrar o último parágrafo, quem sabe acordam?
Só você para encontrar essas preciosidades!
Bjs